sábado, 27 de agosto de 2011

AS EMPRESAS AUTODIRIGIDAS NO MEIO CAPITALISTA


   
Dentre os pressupostos básicos para a existência de uma empresa autodirigida, estão as decisões tomadas de forma coletiva, consensual, com base no conhecimento geral das questões por parte de seus membros. A empresa autodirigida ideal pressupõe uma estrutura própria e adequada, que incentive o diálogo e motive os membros à uma participação mais efetiva no processo produtivo.
As idéias de empresas autodirigidas se deparam, à principio, com a estrutura burocrática hoje utilizada por nossas organizações. A relação de autoridade, por exemplo, que tem como suporte, na empresa tradicional, a hierarquia formal e racionalmente definida, passaria a ser, na empresa autodirigida, vista a partir da experiência, conhecimento e respeito, e teria um aspecto dinâmico e definido pelo momento.
Numa interpretação dialética, a empresa autodirigida é uma negação da empresa tradicional, enquanto esta tem como base a estrutura burocrática. Assim sendo, ao buscar “transformar” uma empresa burocrática em uma empresa autogerida é preciso levar em consideração suas próprias contradições no intuito de evitar uma visão simplista e reducionista da realidade organizacional.
                      Vários estudos têm buscado uma adaptação, de forma não traumática e eficaz, para esta problemática, dentre estes nos parece bastante consistente o apresentado por Gustavo Gutierrez[i]. O citado autor parte do princípio que para a  concepção da empresa autodirigida é necessário resolver dois problemas básicos: minimizar as características alienantes existentes nas empresas tradicionais; selecionar as alternativas utilizadas pelas modernas empresas e contextualiza-las aos princípios das  empresas audirigidas.
O primeiro aspecto deve ser operacionalizado a partir da diminuição da distância entre o trabalho manual e intelectual e na busca da total utilização das potencialidades humanas.  Quanto ao segundo aspecto, a estrutura em rede  seria o aconselhavel, tendo na empresa tradicional, como correspondente, a estrutura matricial.
É preciso termos consciência que um sistema autodirigido não poderá ser implantado por leis ou decretos organizacionais, é conseqüência de uma manifestação e tendência favorável de seus membros, que encontram um meio fértil e uma estrutura possível para sua implantação. Neste aspecto, é preciso também considerar a estrutura social do ambiente no qual a indústria encontra-se inserida, bem como as manifestações e convivência do sistema dominante com as minorias étnicas, sexuais, culturais, ideológicas, etc.
Várias experiências com empresas autodirigidas têm sido realizadas. Algumas com sucesso, principalmente na Alemanha.  Nos Estados Unidos, a atual tendência de criação de unidades de negócio, ou produção, a margem da estrutura tradicional, parece-nos ser um meio de implantação não traumática ou confrontadora dos posicionamentos autodirigidos.  No Japão, devido as características culturais/organizacionais peculiares, acreditamos que o sentido de autodirigido é diferente do enfoque utilizado no ocidente, e que ora utilizamos.  No Brasil, as empresas autodirigidas são casos isolados, que não seguem uma tendência geral, algumas estando relacionadas à atividades especificas e não significativas para o contexto produtivo. 

Acreditamos que o crescimento e desenvolvimento contínuo de equipes autodirigidas, que é uma grande tendência do atual contexto organizacional, só será possível em  empresa com vocação autodirigida.  Sem dúvida, esta posição passa pelo repensar ou adaptação das estruturas organizacionais.

São objetivos da Empresa Autodirigida



  • Desenvolver equipes altamente eficazes
  • Criar em sua empresa o verdadeiro espírito de equipe. 
  • Motivar seu grupo de trabalho para o alcance de metas e resultados.
  • Administrar mudanças e situações de stress em sua equipe.
  • Aplicar e receber feedbacks* de forma adequada.
  • Aprimorar a comunicação entre os membros da sua equipe.
  • Integrar pessoas e harmonizar o ambiente profissional para aumentar a produtividade, contribuir com a criatividade e inovação no trabalho e melhorar a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa



.*Em administração, feedback (retorno de informação ou, simplesmente, retorno) é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.




dyanacavalcante_facipe@hotmail.com
Dyana Santiago
Gestora
Turma adn1 - FACIPE



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